quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Ir à Israel - Parte I


Ir à Israel

I Parte: A Logística

“Assim diz o SENHOR dos
Exércitos: Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu e lhe dirão: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.” (Zacarias 8:23)

1. Considerações Iniciais
Certa vez, no curso de especialização em guerra que fiz no Rio de Janeiro, há seis anos, um dos alunos e eu estávamos conversando sobre viagens ao exterior. Em determinado momento da conversa, externei que viajar para Israel era um dos meus sonhos. Ele me cortou e disse: “- O quê? Ir para Israel? Um paisinho pequenininho, que não tem expressão nenhuma, que vive dando problema e sua língua é falada por tão pouca gente no mundo!” Todos, até hoje, consideram este aluno um dos mais inteligentes da turma. A partir deste momento, para mim, já não era mais. Mas depois, comecei então a concluir que entender plenamente a importância de Israel para o mundo simplesmente dependia da ação do Espírito Santo sobre nós, a saber: os escolhidos. Se as pessoas que odeiam Israel tivessem a mínima consciência da gravidade profética e dos caminhos de trevas que estão cavando para si mesmos pela forma com que tratam Israel, ficariam atemorizadas e não julgariam mais os judeus, tratando-os dignamente. Não fique triste: Ao contrário do que disse meu companheiro de curso, Israel é o país mais importante do mundo!
Estas linhas têm a intenção de ajudar você a entender o porquê dessa importância; se firmar mais em sua fé e relatar minha experiência na viagem que fiz em 2007. Também consultei alguns sites de viagem e extraí o que seria mais importante pra você ir feliz. Só para começar, quero te dizer que você faz parte de uma privilegiada geração que está testemunhando o milagre histórico do renascimento da nação israelense. Deus já iniciou o processo preparatório para a segunda vinda do Messias há algum tempo e muitos de nós ainda não nos demos conta disso. Via de regra, as pessoas que vão para lá não sabem, mas estão sendo usadas por Deus para o cumprimento de uma das maiores promessas já registradas na Palavra: o retorno da Nação de Israel como o centro das atividades divinas na Terra, assim como foi no princípio.
Em primeiro lugar, vamos tratar de alguns aspectos logísticos, macetes e detalhes que devemos considerar para aproveitarmos ao máximo a viagem à Terra Prometida. É o resultado da experiência que adquiri quando fui e este texto é uma forma de compartilhá-la. Para aqueles que estão prestes a ir, é um presente que ofereço. Para aqueles que já sabem que vão o ano que vem, este trabalho ajudará a se planejar e para os que têm fé, através destas linhas, já podem começar a se organizar, como obra da fé.
Em uma segunda análise você e eu estudaremos juntos o contexto Bíblico ao qual estamos inseridos, encaixando nossos dias atuais no tempo espiritual.
Atualmente, estamos em época de Tabernáculos em Israel. Este é o momento ideal para realizar sua viagem à Terra Santa. Esta será nossa terceira análise. Você estará indo festejar Tabernáculos, mas de maneira cristã. Verá pessoas de todo o mundo lá. Houve um momento, no ano passado, que estávamos em um salão e uma banda cristã tocava uma música que dizia assim: “I am free to run! I am free to dance! I am free to live for You, I am free!” Estavam todos dançando naquele salão, um senhor que me parecia ser norueguês pegou na minha mão do lado esquerdo e uma senhora coreana no lado direito. Havia gente da maioria das nações da Terra ali. Confesso que me senti no céu. Fiquei tão impressionado que traduzi a música para que a gente cantasse na Igreja: “Livre pra correr! Livre pra dançar! Livre pra viver por Ti, eu sou livre!”

2. Detalhes da Viagem
A primeira coisa a se considerar é se realmente vale a pena. E aí? Vale? Sim, em todos os aspectos, espiritualmente e em cada centavo que você investe.
A viagem à Israel não deve ser considerada uma viagem turística. É muito mais que isso. Há uma grande quantidade de pessoas que sonham em ir para a Terra Santa, pisar nas ruas de Jerusalém com os seus pés e respirar aquele ar seco. Algumas dessas pessoas se preocupam somente em conseguir o dinheiro, mas deixam a desejar na preparação intelectual e espiritual.
Se existe uma classe de pessoas que se beneficia dessa viagem essa classe somos nós, cristãos, pois conhecemos parte das escrituras e entendemos em parte o reino espiritual. Além disso, a viagem pode ser ainda mais rentável se você souber o que você estará fazendo lá. É uma viagem muito corrida, há muitas atividades e você tem a obrigação de se manter atualizado, sabendo com antecedência de cada acontecimento da agenda. Isso antecipará o conhecimento, aumentará o aproveitamento que você terá ao vivenciar as atividades e também ampliará o universo de assuntos com que Deus tratará com você, multiplicando o seu aprendizado. Em todo tempo em que estive lá sempre ouvia pessoas dizerem a mesma frase: - “Que lugar é esse?” ou - “Aqui é o quê?”. Faça valer o seu investimento.
Funciona mais ou menos assim: a preparação é como um balde, quanto maior, mais espaço interno terá. Durante a viagem, você aprenderá muita coisa, verá muita coisa, vivenciará muita coisa. Se seu balde foi grande, reterá quase tudo. Se for pequeno, não caberá nada lá dentro.
Nossa viagem durou cerca de 17 dias. Saímos do Brasil de avião, demos uma passada de um dia em Zurich, na Europa, em visita à cidade. Em seguida, também de avião, fomos para Cairo, no Egito. Pegamos um ônibus ultraconfortável, descemos a península do Sinai e pernoitamos próximo ao que provavelmente seria o Monte Sinai. Nossa subida ao Monte iniciou-se na madrugada e terminou ao amanhecer, vendo o nascer do Sol. Lindo demais! No ônibus, continuamos a viagem subindo em direção à Israel. A nossa entrada em Israel foi por uma cidade chamada Eilat, que fica no extremo sul daquele país. Ali tem uma máquina de escaneamento de malas que minha esposa chamou de “o verdadeiro olho que tudo vê”. E viu. Eu havia levado água em um cantil do Exército, pois ela fica fresca durante um grande período de tempo. Eles mandaram abrir minha mala, retirar o cantil e começaram a fazer um monte de perguntas. O irmão que estava do meu lado, experiente, me disse pra beber a água na frente dele. Foi aí que fui liberado. Ufah!
Tenha muito cuidado com o seu passaporte. Perdê-lo significará complicações e dependendo do local estragará sua viagem. O mesmo cuidado tenha com suas malas e bolsas, mas em relação ao passaporte, tenha-o sempre à mão, pois ele funciona como sua identidade fora do Brasil. Houve um momento, no culto de abertura, em que a esposa de um dos integrantes da caravana passou mal, mas eles não tinham o passaporte em mãos. Tudo ficou mais complicado, mas acabou se resolvendo.
Para ir à Israel existe uma lista de materiais que você não pode deixar de ter. Aconselho a até carregar alguns deles em uma mochilinha leve, em todo lugar que você for, para não passar necessidades e ter que pedir emprestado, lembrando que todos estarão nas mesmas condições que você:
1) Mala com rodinhas;
2) Reservatório de água, que mantenha uma temperatura baixa (mas cuidado! Lembre-se do meu cantil);
3) Pilhas reserva e carregador para as câmeras de filmar e de fotografias;
4) Papel higiênico;
5) Guarda-chuva;
6) Carregar consigo blusas secas;
7) Desodorante;
8) Escova de dentes;
9) Óculos escuros;
10) Remédios para dor de cabeça e contusões musculares;
11) Leque para abanar;
12) Uma mochila leve, para carregar coisas essenciais.



Algumas dicas que você deve saber:
1) Identifique e feche tudo. Feche sempre as malas com cadeado ou segredo. Leve sempre uma cópia da chave, guardando-a em local diferente da original. Sabemos que os aeroportos internacionais tem investido muitos recursos em tecnologia no controle de bagagens, mas mesmo assim algumas malas se perderam o ano passado, em 2007. No início da viagem, quando chegamos em Cairo, no Egito, os funcionários do hotel onde ficaríamos solicitaram que nossas malas ficassem em um carrinho, fora do hotel. Ao mesmo tempo, pediram que subíssemos para reconhecer os quartos. Eu acertei com minha esposa para que ela subisse e eu ficaria ali, mas, bastante nervosos, estes mesmos funcionários me pediram para que subisse. O que se seguiu foi uma completa desordem e descontrole por parte do hotel, porque era muita gente chegando ao mesmo tempo e os funcionários não conseguiram dar conta da demanda de turistas;
2) Seja muito paciente. Quase sempre há muita demora nos aeroportos. Qualquer atitude fora dos padrões cristãos faz com que você seja o alvo das atenções como um pecador, escandalizando você, sua Igreja e o Evangelho;
3) Fique próximo aos guias. Ficar atento e ficar próximo dos guias ou dos líderes. Não perca as ministrações ou as explicações deles. São enriquecedoras;
4) Cuide suas perguntas. Em qualquer lugar você deve ter cuidado com o que diz e pergunta, assumindo a responsabilidade caso haja algum problema. Tanto os Egípcios quianto os israelitas são muito gentis, mas se você fizer uma pergunta sabidamente imatura, eles não vão achar divertido e as consequências poderão ser multiplicadas;
5) Planeje trazer “Shofar”. É bastante difícil trazê-los. Muitas pessoas pedem, obviamente e a gente quer abençoá-las, já que tivemos a oportunidade de estar lá e elas, não. Porém, eles são grandes, disformes, não cabem na nossa mala já lotada e dão problema nas alfândegas;
6) Recipientes com líquidos. Não carregue recipientes, quaisquer que sejam, com mais de 100 ml de líquido (perfumes, protetor solar, hidratante, etc). Na alfândega de Zurich, na Suíça, perdi um perfume que gostava muito e um protetor solar. Eles mandam você jogar fora ali, na hora. Não dá tempo de se despedir;
7) Bagagem de Mão. Lembre de levar em sua bagagem de mão uma ou duas mudas de roupas, para o caso de sua bagagem ser extraviada. Assim, você terá pelo menos como se virar sem ter que comprar roupas novas enquanto sua mala não chega;
8) Dinheiro. Jamais pense em ficar sem dinheiro no exterior. Se você pretende ir em uma empreitada dessas, se planeje para não passar necessidades demais;
9) Malas. Seja criterioso ao extremo com as roupas que você vai levar e se planeje com antecedência. Dê preferência às roupas que não amassam, que não se sujam com facilidade e que possam ser usadas várias vezes (como um jeans, por exemplo). Não esqueça as roupas de gala, para uma noite muito especial que você viverá lá;
10) Objetos metálicos ou perfurantes. Procure evitar levar em sua bagagem de mão objetos metálicos, como bijouterias de metal, e nenhum objeto perfurante, como canivete, estilete, removedor de cutículas, grampos de cabelos com ponta perfurante, etc. Tudo isto pode ser despachado em sua mala, mas com certeza serão confiscados quando você passar no detector de metais antes de embarcar, devido às medidas de segurança;
11) Cheque sua etiqueta de bagagem e torne-a visível. Às vezes, no check-in, o atendente se distrai e digita outro destino para suas malas. Ao receber as etiquetas de bagagem, veja se o destino impresso nelas está correto. Coloque também uma fita clara que a diferencie das outras, pois você verá que todas as malas são muito iguais;
12) Objetos de valor. Não leve em suas bagagens de mão objetos de valor, como jóias, dinheiro e documentos;
13) Remédios. Leve os medicamentos que você está acostumado a usar, já que é difícil comprar remédios sem receita médica no exterior. Além disso, leve na mala remédios básicos contra dor de cabeça, febre, cólicas, gripe, azia, etc.;
14) Cuidado com as malas e encomendas. Nunca deixe bagagem desacompanhada no aeroporto e, de forma alguma, aceite pedidos para levar encomendas de desconhecidos;
15) Cuidado com o excesso de bagagem. Cuidado para não levar mais bagagem que o permitido, pois você paga uma fortuna por cada quilo excedente! Nos vôos nacionais, o adulto pode levar até 20 kg. Nos internacionais, depende do destino, sendo que na maioria dos casos é permitido levar 2 malas de 32 kg cada por pessoa;
16) Não fique parado a bordo. Especialmente entre o Brasil e a Europa, que o vôo é longo, tome alguns cuidados: use roupas leves e confortáveis, tire os sapatos durante o vôo, ande pelos corredores do avião de vez em quando;
17) Se você for friorento. Você é friorento? Então leve um casaco leve em sua bagagem de mão. Às vezes, o ar condicionado a bordo é bem forte;
18) Bagagem extraviada ou danificada. Não se esqueça que, se sua bagagem tiver sido danificada durante o vôo ou se tiver sido extraviada, a reclamação tem de ser feita no próprio aeroporto, antes de você sair;
19) Dinheiro no exterior. Evite carregar notas de valores altos. Leve um ou mais cartões de crédito internacionais, mesmo que não pretenda usá-los. Os Travellers cheques são seguros e bem aceitos, mas para trocar é necessária a apresentação do passaporte ou xerox. Nunca transporte todo o dinheiro num só lugar. Troque o mínimo possível de dinheiro nos aeroportos, pois lá as taxas são maiores que nos bancos e casas de câmbio. procure as casas de câmbio, onde as taxas costumam ser menores, mas tente fazer isso ainda no Brasil;
20) Telefonemas. Se você ligar do exterior para o Brasil, evite ligar do hotel - é uma fortuna!!! Ligue de telefones públicos. Procure comprar cartões pré-pagos que utilizam telefonia via VoIP, utilizando as linhas telefônicas comuns. O problema é que é um pouco complicado entender como fazer a ligação. Verifique se na caravana alguém já utiliza VoIP, como o Skype ou UOLVoip, por exemplo. Em Israel, eu ligava do próprio hotel, falei bastante com meus familiares no Brasil, valeu a pena;
21) Fale Inglês!!!


3. Considerações finais
Você deve ir à Israel com duas idéias na cabeça: 1) ter o máximo de intimidade com o Pai e 2) estar disposto e aprender ao máximo. Ali é um lugar onde a comunhão com Deus é muito mais eficiente do que em qualquer lugar onde você for na face da Terra. Isso é consequência da adoração de Salomão, ao término da construção do Templo. No capítulo 7 do segundo livro de Crônicas ele ofereceu ao Senhor mais de 140.000 sacrifícios. Já imaginou? Deus se agradou tanto disso que respondeu assim: “Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.”
Você somente poderá descobrir o significado destas palavras do Senhor indo para lá. Pra você que vai, fique atento! Deus falará com você.

4. Sites de ajuda
Segue abaixo alguns sites para complementar os conhecimentos que você acabou de adquirir:

1)http://www.terra.com.br/turismo/servico/lista_servico.htm
2)http://www.vejaisso.com/2008/09/06/dicas-de-intercambio-como-preparar-para-viajar-exterior-download-guia-estudante/

Que Deus os abençoe absurdamente!
Carlos Feitoza.

Nenhum comentário: